A cidade de Jundiaí está prestes a dar um passo significativo rumo à transformação de sua mobilidade urbana. Com o objetivo de proporcionar um transporte coletivo mais eficiente, acessível e sustentável, a prefeitura de Jundiaí já iniciou o processo de licitação para os serviços de transporte público da cidade.
Audiência Pública:
Nos dias 07 e 08 de dezembro a Prefeitura realizou duas audiências públicas do processo de licitação do transporte coletivo, nos formatos virtual e presencial, apresentando a população jundiaiense os parâmetros que serão utilizados no novo contrato de concessão. A apresentação elencou 4 eixos estruturantes do novo contrato, 1 – Mobilidade, 2 – Infraestrutura, 3 – Tecnologia e 4 – Transparência, e foram apresentados três cenários de operação, a curto, médio e longo prazo.
Confira Os Pontos Importantes:
1 – Mobilidade
- Renovação da frota, com idade média de 5 anos e máxima de 10 anos;
- Ampliação da frota operacional;
- Padronização da frota com veículos nos mobelos (midi, convencional e padron);
- Ampliação da oferta, estabelecendo um intervalo padrão de no máximo 20 minutos (horários de pico) nas linhas da cidade;
- Reestruturação e criação de novas linhas;
2 – Infraestrutura
- Construção do Terminal Novo Horizonte;
- Construção de Estações de Transferência (Jundiaí Mirim, Caxambu, Rodoviária e Progresso;
- Concessão dos Terminais de ônibus.
3 – Tecnologia
- Diversidade dos meios de pagamento (QR Code, Cartões por aproximação, PIX, Bilhete único, etc.);
- Controle operacional dos veículos por meio de sistema eletrônico;
- Facilidade no acesso às informações (Aplicativos e painéis informativos em terminais e principais pontos).
4 – Transparência
- Centro de controle operacional do transporte coletivo – CCO;
- Novo site do sistema de transporte coletivo;
- Política de dados abertos a população;
- Implantação de um sistema de controle de qualidade do serviço de transporte.

Também foi apresentado a nova política para o modelo de contrato, e o formato de remuneração da futura empresa concessionária do transporte coletivo.
- O modelo adotado em Jundiaí será um lote único com concessão de 15 anos;
- Haverá duas tarifas do transporte, a tarifa paga diretamente pelo usuário ao usar o sistema e a tarifa de remuneração que é o complemento pago pelo poder público através do subsidio;
- O cálculo de remuneração do novo operador será uma equação entre a quilometragem percorrida, frota operada e demanda de passageiros, X os custos de quilometro rodado, custo do veículo e tarifa de remuneração, X o controle de qualidade da operação, assim é obtido um valor final mensal;
- A remuneração poderá variar de acordo com a qualidade do serviço prestado (a empresa poderá receber menos se a qualidade do sistema cair);

Transmissão Ao Vivo
A transmissão ao vivo da audiência pública pelo Youtube da Prefeitura de Jundiaí ocorreu na noite de quinta-feira (07) e está disponível para visualização na plataforma. Já a sessão presencial, foi realizada na manhã de sexta-feira (08) no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA).
O gestor da UGMT, Aloysio Queiroz, destacou que a segurança, a agilidade e a transparência do serviço são os princípios orientadores da nova concessão, que teve seu processo de licitação iniciado. Ele ressaltou também a importância da participação da população, que teve a oportunidade de apresentar sugestões, considerando as pesquisas realizadas e os feedbacks durante as audiências.
Esse processo marca uma etapa crucial para aprimorar a qualidade do transporte coletivo, atendendo às demandas crescentes da população e promovendo uma integração mais eficaz entre os diversos bairros da cidade. A licitação não apenas busca a escolha de operadores para os serviços, mas também visa incorporar inovações tecnológicas e práticas sustentáveis, alinhadas com as necessidades modernas de uma cidade em constante evolução.
Os horários de ônibus das linhas municipais de Jundiaí estão disponíveis em nosso site, acesse.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí