As rodovias mais bem avaliadas na Pesquisa CNT de Rodovias 2024, divulgada na última terça-feira (19), estão localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. E três delas cortam a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
Metodologia
A Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de Rodovias 2024 analisou 111,8 mil quilômetros, abrangendo as principais rodovias estaduais, todas as federais pavimentadas e as concedidas à iniciativa privada, assim foram elencados itens como infraestrutura, geometria viária e sinalização para realizar a classificação das melhores e piores.
Ranking:
10 melhores rodovias do Brasil:
- SP-270, de Presidente Epitácio a Ourinhos (SP)
- SP-099, de São José dos Campos a Caraguatatuba (SP)
- SP-225, de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
- SP-021, de São Paulo a Arujá (SP)
- SP-348 – Rod. dos Bandeirantes, de Cordeirópolis a São Paulo (SP)
- RJ-124, de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ)
- SP-463, de Ouroeste a Clementina (SP)
- SP-300 – Rod. Dom Gabriel / Marechal Rondon, de Castilho a Jundiaí (SP)
- SP-070, de Taubaté a Guarulhos (SP)
- SP-065 – Rod. Dom Pedro I, de Campinas a Jacareí (SP)
A rodovia dos Bandeirantes (SP-348), quinta colocada, corta Jundiaí e Itupeva, já a rodovia Dom Gabriel (SP-300) oitava colocada, que nasce em Jundiaí também passa por Itupeva e Cabreúva, e por último em décimo lugar a rodovia Dom Pedro I (SP-065) que corta a cidade de Jarinu. Todas essas são pedagiadas e concedidas a iniciativa privada.
Gestão e recursos
Segundo o presidente da CNT, Vander Costa, “A rodovia concedida tem recursos próprios, o pedágio pago pelo usuário garante uma manutenção melhor, resultando em vias mais transitáveis e seguras”, explicou.
Ainda destacou que a má conservação das rodovias administradas pelo setor público está relacionada à falta de recursos. Ele explicou que a redução do imposto Cide-Combustíveis impactou diretamente o orçamento destinado à manutenção dessas vias.
Fonte: CNT / G1