O processo de restauro da Estação Jundiaí da linha 7 – Rubi (CPTM) entra na sua fase final, após mais de um ano de obras.
A centenária Estação ferroviária de Jundiaí foi inaugurada em fevereiro de 1867, pela extinta São Paulo Railway, sendo a parada final da primeira ferrovia do estado de São Paulo. No início de 1870 também recebeu a linha tronco da Companhia Paulista de Estradas de Ferro até Campinas, além de trens da também extinta Cia Ituana de Estradas de Ferro. O prédio também foi administrado pelas antigas Estrada de Ferro Santos Jundiaí – EFSJ, Rede Rerroviária Federal – RFFSA e Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, atualmente desde 1994 é parte do patrimônio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Com investimentos superiores a R$ 10 Milhões de reais, a obra de restauro foi iniciada em meados de 2020 está sendo realizada pela empresa Atryan’s Arquitetura Restauração e Construção, e por se tratar de um imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí – COMPAC, o trabalho é lento e delicado, para garantir a preservação do estilo arquitetônico da época.
Em fevereiro de 2022 foi entregue a primeira fase da obra, que contemplou o restauro das coberturas internas e externas, restauro dos forros e estruturas de madeira, reforma das salas operacionais e do saguão de entrada da estação, restauração dos tijolos das paredes das fachadas externas e internas, restauro e reforma da estrutura metálica da passarela histórica, além da substituição da tela por gradis metálicos no entorno do “locobreque” (locomotiva a vapor). Na parte de infraestrutura operacional, constam melhorias nos pórticos e sustentação da rede aérea de energia na região das plataformas, além de atualizações das instalações elétrica e telecomunicações.

Atualmente o processo de restauro está localizado nas plataformas 2 e 3 e na passarela de acesso entre as plataformas, e entra na sua fase final, com previsão de entrega para ainda nesse semestre de 2022. No último dia 21, o presidente da CPTM, Pedro Moro divulgou em sua conta do Twitter algumas imagens da atual fase das obras. Confira abaixo.
Na segunda fase do restauro da Estação Jundiaí, os trabalhos já estão quase na fase final.
— Pedro Moro (@pedrotegonmoro) July 21, 2022
Estamos instalando as tubulações de águas pluviais na passarela e na plataforma central estamos restaurando as vigas e pilares e instalando o forro de madeira, sonofletores e luminárias. pic.twitter.com/DYu6b3uQsQ