Novas imagens do restauro da estação Jundiaí

Novas imagens do restauro da estação Jundiaí

Compartilhe:

O processo de restauro da Estação Jundiaí da linha 7 – Rubi (CPTM) entra na sua fase final, após mais de um ano de obras.

A centenária Estação ferroviária de Jundiaí foi inaugurada em fevereiro de 1867, pela extinta São Paulo Railway, sendo a parada final da primeira ferrovia do estado de São Paulo. No início de 1870 também recebeu a linha tronco da Companhia Paulista de Estradas de Ferro até Campinas, além de trens da também extinta Cia Ituana de Estradas de Ferro. O prédio também foi administrado pelas antigas Estrada de Ferro Santos Jundiaí – EFSJ, Rede Rerroviária Federal – RFFSA e Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, atualmente desde 1994 é parte do patrimônio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Plataformas da estação, sem data. Acervo Museu da Cia. Paulista, em Jundiaí

Com investimentos superiores a R$ 10 Milhões de reais, a obra de restauro foi iniciada em meados de 2020 está sendo realizada pela empresa Atryan’s Arquitetura Restauração e Construção, e por se tratar de um imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí – COMPAC, o trabalho é lento e delicado, para garantir a preservação do estilo arquitetônico da época.

Em fevereiro de 2022 foi entregue a primeira fase da obra, que contemplou o restauro das coberturas internas e externas, restauro dos forros e estruturas de madeira, reforma das salas operacionais e do saguão de entrada da estação, restauração dos tijolos das paredes das fachadas externas e internas, restauro e reforma da estrutura metálica da passarela histórica, além da substituição da tela por gradis metálicos no entorno do “locobreque” (locomotiva a vapor). Na parte de infraestrutura operacional, constam melhorias nos pórticos e sustentação da rede aérea de energia na região das plataformas, além de atualizações das instalações elétrica e telecomunicações.

Restauro da Estação Ferroviária garante qualidade para os usuários do sistema de transporte

Atualmente o processo de restauro está localizado nas plataformas 2 e 3 e na passarela de acesso entre as plataformas, e entra na sua fase final, com previsão de entrega para ainda nesse semestre de 2022. No último dia 21, o presidente da CPTM, Pedro Moro divulgou em sua conta do Twitter algumas imagens da atual fase das obras. Confira abaixo.

Publicidade:

Deixe uma resposta