Ações de Mobilidade Urbana Transformam a Região do Retiro em Jundiaí

Ações de Mobilidade Urbana Transformam a Região do Retiro em Jundiaí

Compartilhe:

Nos últimos anos, a região do Retiro, localizado na Zona Oeste de Jundiaí, tem passado por uma série de investimentos de mobilidade urbana que visam melhorar a infraestrutura da região e aumentar a qualidade de vida dos moradores. As intervenções, [...]

Leia a Matéria Completa

Nos últimos anos, a região do Retiro, localizado na Zona Oeste de Jundiaí, tem passado por uma série de investimentos de mobilidade urbana que visam melhorar a infraestrutura da região e aumentar a qualidade de vida dos moradores. As intervenções, que incluem a remodelação de retornos, a recapeamento de vias, implantação de abrigos nas paradas de ônibus e reorganização das linhas de ônibus.

Desde 2018, a Prefeitura de Jundiaí e o Governo do Estado de SP investiram significativamente em projetos de mobilidade urbana no Retiro. Os projetos saíram do papel graças a mobilização da Associação de Moradores da Região do Retiro (AMRR) e o apoio de autoridades locais, como o Vereador Daniel Lemos (PSD).

Parte do projeto denominado “Complexo Viário Jundiaí”, com investimentos de 137 milhões. A construção do novo viaduto conecta as avenidas Jacyro Martinasso e Osmundo dos Santos Pellegrini, possibilitando um novo acesso a região do Retiro, a partir das avenida Prefeito Luis Latorre e Luiz Gonzaga Martins Guimarães.

A obra foi idealizada com o intuito de dividir parte do trânsito que utilizava as transposições sobre a Rodovia Anhanguera-SP330 no complexo viário da Avenida Jundiaí e Avenida João Antônio Meccatti (Jd. Guanabara).

Novo viaduto “córrego das valquírias” (Divulgação)

Entre as principais ações realizadas, destaca-se o recapeamento das avenidas Osmundo dos Santos Pellegrini e Antônio Pincinato. As vias se tornaram uma importante rota de conexão entre a região Oeste e a área Central, além do acesso para Rodovia Anhanguera-SP330.

Na Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini o recapeamento foi executado em toda extensão da via, desde o novo viaduto das “valquírias” até a o entroncamento com as avenidas Amélia Latorre a Antônio Pincinato.

Já na Avenida Antônio Pincinato o recapeamento se estende do entroncamento com as avenidas Amélia Latorre e Osmundo Pellegrini, até a rotatória com a Avenida Emílio Antonom (Aeroporto de Jundiaí).

Recapeamento da Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini (Divulgação)

Além da obra de recapeamento da Avenida Antônio Pincinato, entroncamento com as avenidas Amélia Latorre, Osmundo dos Santos Pellegrini e Rua Aristides Mariotti foi remodelado. A obra foi realizada a partir da solicitação de comerciantes, moradores e síndicos de condomínios próximos.

O novo retorno na Antonio Pincinato sentido Centro, possibilitou o acesso direto a avenida José Dirceu Azevedo (Reserva do Japi) e melhorou significativamente o fluxo de veículos que realizam acesso aos bairros Reserva do Japi e Recanto IV Centenário, além dos comércios locais. Foram instalados novos semáforos e travessias de pedestre, além da revitalização dos passeios (calçadas) e construção de um trecho de ciclovia.

A Rua Aristides Mariotti (Recanto IV Centenário) também recebeu melhorias, no local foi instalado um novo semáforo, eliminando o gargalo de trânsito de veículos que desejavam sair do bairro.

Inicio das obras na Avenida Antônio Pincinato (Divulgação)

O atendimento do transporte coletivo ao Jardim Guanabara foi reestruturado, com a extinção da antiga linha 712, o itinerário pela Rua do Retiro passou a ser realizado pela linha 527 – Legenda B, desta maneira foi possível organizar o intervalo de viagens no bairro, evitando comboios (passagem de dois ônibus juntos) e redução no tempo de espera pelos ônibus, atualmente a linha opera com 12 minutos de intervalo no pico da manhã, por exemplo.

Os horários da linha 527 estão disponíveis em nosso site.

Também foi criado o novo atendimento da linha 913 – Legenda B, que compreende no atendimento direto entre os terminais Central e Vila Arens, anteriormente realizado pela linha 712.

Ônibus da linha 527 – Guanabara (Divulgação)

Em Junho de 2023 a Região do Retiro ganhou um novo atendimento de transporte coletivo, a linha 528 – Terminal Central – Aeroporto. A linha operara aos dias úteis e nos horários de pico, com intervalo médio 30 minutos, o itinerário é realizado em paralelo a linha 942 – Terminal Eloy Chaves – Terminal Central (Legendas B e D).

Com a criação da nova linha foi possível realizar o atendimento de transporte coletivo ao Clube Uirapuru e Loteamento Casa Branca, localizados na Avenida Manoel Teixeira Cabral. O atendimento era aguardado a anos pelos moradores e funcionários do clube. A linha também ampliou a oferta de viagens aos alunos e funcionários da ETEC Benedito Storani.

Os horários da linha 528 estão disponíveis em nosso site.

Ônibus do sistema de transporte de Jundiaí, montagem elaboração própria

Com a entrega de mais de 80 novos ônibus 0km, integrados a frota do transporte coletivo de Jundiaí entre 2023 e 2024, as linhas 526 – Parque dos Ipês, 527 – Jardim Guanabara e 942 – Terminal Eloy Chaves – Terminal Central receberam novos ônibus. Ao todo são 14 novos veículos, 10 operam na linha 942, 03 na linha 527 e 01 na linha 526.

Ônibus do sistema de transporte de Jundiaí operando a linha 527 (Ônibus Brasil)

Em 2023 a Prefeitura de Jundiaí investiu na compra de 50 novos abrigos de paradas de ônibus, os novos mobiliários foram distribuídos em diversas regiões do munícipio, na região do Retiro foram instalados 05 novos abrigos.

  • Avenida João Antônio Meccatti (passarela Rod. Anhanguera)
  • Rua Júlio Franchi (Parque Brasilia)
  • Avenida Roberto Simonsen (Parque Brasilia)
  • Rua Aristides Mariotti (cond. Brisas)
  • Rua Aristides Mariotti “antiga Rua dos Pinheiros” (cond. Village das Flores)
Novo abrigo em ponto de parada (Divulgação)

O programa De Olho na Faixa foi implantado nas proximidades da Horta Urbana do Jardim Guanabara, a iniciativa otimiza a infraestrutura viária e garanti mais segurança de pedestres e crianças no entorno da Horta. O programa, é conduzido pelo departamento de Engenharia de Mobilidade da UGMT, e abrangeu três intervenções estratégicas: a instalação de sinalização de solo com faixas de pedestres na cor lima-limão, a colocação de balizadores e a ampliação das calçadas, que agora ostentam uma pintura verde bandeira.

Programa de Olho na Faixa no Jardim Guanabara (Divulgação)

Segundo o Vereador Daniel Lemos, morador da região, os avanços foram possíveis graças a mobilização dos moradores e o contato com o poder público. “Foram realizadas diversas reuniões, pesquisas e levantamentos para entender as demandas e necessidades, tudo isso foi anotado e levado ao poder executivo, e com muito planejamento e engajamento foi possível tirar os projetos do papel” explica o vereador. Já Samanta, moradora do Jardim Guanabara e membro da Associação de Moradores da Região do Retiro enaltece o trabalho da comunidade local. “Nossa região estava esquecida e com muito trabalho e mobilização da comunidade conseguimos levar pra frente diversas necessidades”.

Vereador Daniel Lemos acompanhando as intervenções realizadas na região (Divulgação)

Fonte: Editorial JundMOB

JundMOB – Informado e Conectado. Vamos Transitar Juntos!

Publicidade:

Deixe uma resposta