Trem Intercidades: Jundiaí Terá 3 Novas Passarelas

Trem Intercidades: Jundiaí Terá 3 Novas Passarelas

Compartilhe:

Jundiaí-SP, além do trem intercidades a cidade terá 17 obras (intervenções) ao longo da ferrovia, dessas 3 são passarelas para travessia de pedestres. Novas Passarelas Jundiaí receberá uma série de melhorias na mobilidade urbana com a construção de três novas [...]

Leia a Matéria Completa

Jundiaí-SP, além do trem intercidades a cidade terá 17 obras (intervenções) ao longo da ferrovia, dessas 3 são passarelas para travessia de pedestres.

Jundiaí receberá uma série de melhorias na mobilidade urbana com a construção de três novas passarelas como parte do projeto do Trem Intercidades. As obras têm como objetivo garantir segurança aos pedestres e facilitar o acesso aos dois lados da ferrovia. Saiba mais sobre as passarelas que serão construídas na Vila Graff, na estaçãozinha da CIA Paulista e na Avenida Itatiba.

A primeira passarela será construída na Vila Graff, uma região que há tempos demanda melhorias no cruzamento da linha férrea no final da rua Vetuno Romancini . A nova passarela vai oferecer uma travessia segura sobre os trilhos, ligando a Vila Graff ao região Central (Avenida União dos Ferroviários, altura do Hospital Paulo Sacramento) separados pela linha férrea e melhorando significativamente o dia a dia dos pedestres que precisam transitar entre essas áreas. A obra é vista como essencial para reduzir riscos e acidentes, visto que o entorno do leito da ferrovia será murado. Também será construída uma nova ponte de pedestres sobre o Rio Jundiaí na Avenida Antônio Frederico Ozanam, para acesso da Vila Graff a Ponte São João.

Projeto básico da passarela da Vila Graff e Ponte Sobre o Rio Jundiaí – Fonte: Governo SP

A segunda passarela será localizada na área da antiga estaçãozinha da CIA Paulista, um ponto histórico da cidade que será revitalizado para servir como centro cultural. Segundo o DNIT a proposta é de transformar o espaço em um centro cultural, com restaurante, bar temático, auditório para 40 pessoas, camarim, área para músicos, além de loja de artesanato voltada para produtos de Jundiaí e artigos ferroviários.

Projeto básico da Passarela da Estaçãozinha – Fonte: Governo SP

Por fim, a terceira passarela será construída no final da Avenida Itatiba, ao lado da entrada do Poupatempo. Esta passarela vai facilitar o acesso à área comercial da Vila Rio Branco e aos serviços públicos localizados no Complexo Fepasa ou Expressa, oferecendo segurança aos pedestres que circulam diariamente por essa região.

Projeto básico da passarela da Vila Rio Branco – Fonte: Governo SP

Essas três novas passarelas são parte fundamental do projeto do Trem Intercidades, que promete revolucionar o transporte na região Metropolitana de Jundiaí. As obras vão não apenas melhorar a segurança dos pedestres, mas também garantir que a linha férrea não seja uma barreira intransponível no meio urbano de Jundiaí, contribuindo também para o desenvolvimento urbano e para a qualidade de vida dos moradores.

Fonte: DataRoom Trem Intercidades

Publicidade:

Deixe uma resposta