Jundiaí testa ônibus elétrico na linha do Paço Municipal

Jundiaí testa ônibus elétrico na linha do Paço Municipal

Compartilhe:

Ônibus elétrico da empresa chinesa Ankai, do grupo JAC Motors está operando na linha 577 – Terminal Hortolândia – Paço Municipal em Jundiaí. Micro ônibus elétrico O micro-ônibus elétrico Ankai OE-6 I Micro é o mais novo integrante temporário da [...]

Leia a Matéria Completa

Ônibus elétrico da empresa chinesa Ankai, do grupo JAC Motors está operando na linha 577 – Terminal Hortolândia – Paço Municipal em Jundiaí.

O micro-ônibus elétrico Ankai OE-6 I Micro é o mais novo integrante temporário da frota da Viação Jundiaiense, empresa que opera emergencialmente o transporte coletivo em Jundiaí desde junho deste ano. O veículo, emprestado pela fabricante chinesa Ankai à Prefeitura de Jundiaí, está realizando operações na linha 577, que faz o trajeto entre o Terminal Hortolândia e o Paço Municipal.

O Ankai OE-6 é um micro-ônibus de piso baixo na parte dianteira, com 6,54 metros de comprimento, 2,87 metros de altura e 2,10 metros de largura. O modelo oferece uma autonomia de até 250 km, mesmo com o ar-condicionado ligado, e comporta até 10 passageiros sentados. Com características ideais para operar em linhas com baixa demanda e ruas estreitas, o micro-ônibus se ajusta bem ao atendimento específico da linha 577, que é o mais curto da cidade e transporta cerca de 200 passageiros diariamente.

Antes de iniciar a operação na linha 577, o micro-ônibus realizou testes pelas vias centrais de Jundiaí, sem uma rota fixa definida. Até o momento, a Prefeitura não divulgou o período de testes nem detalhes sobre os resultados da operação.

Silvestre Cavalcante de Sousa, diretor de Vendas Governamentais da JAC Motors/Ankai, destaca a versatilidade do modelo: “Esse micro-ônibus é ideal para operar em áreas centrais com vias mais restritas, além de oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência, promovendo a humanização do transporte público”, comentou.

Saiba mais detalhes sobre o Ankai OE-6 no site da fabricante.

Em 2022, a cidade também testou outro modelo de ônibus elétrico da fabricante chinesa BYD com carroceria Marcopolo Torino. O veículo de 13 metros operou em diversas linhas da cidade por aproximadamente um mês e meio, relembre.

Apesar dos testes não existe previsão para aquisição de veículos elétricos a frota de ônibus da cidade, atualmente a operação ocorre com um contrato emergencial e a nova licitação ainda está sendo preparada.

Jundiaí já conta com uma estação de recarga de veículos elétricos desde agosto de 2022, localizada em frente ao Paço Municipal, que atende tanto a frota oficial de veículos elétricos, quanto os veículos particulares dos munícipes. Essa iniciativa faz parte das ações da cidade em direção ao conceito de Cidade Inteligente e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os horários de ônibus estão em nosso site, acesse.

Publicidade:

Deixe uma resposta