Greve no transporte coletivo de Jundiaí está marcada para segunda-feira
Os motoristas do transporte urbano de Jundiaí decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de dezembro. A decisão foi tomada após duas assembleias realizadas na terça-feira, 17 de dezembro, nas quais os trabalhadores rejeitaram as propostas apresentadas pela Viação Jundiaiense.
Motivos da paralisação
A principal reivindicação da categoria é um reajuste salarial de 13%. A Viação Jundiaiense ofereceu um aumento inicial de 3% e posteriormente aumentou sua proposta para 6% além de outros benefícios, porém nessa quarta-feira (17) a proposta que foi recusada pelos motoristas. O impasse nas negociações levou à decisão de greve.
Impactos previstos
Ainda não se sabe se a paralisação será total, ou gradual com porcentagens da frota operando com horários especiais, por exemplo, mas de qualquer maneira deverá causar transtornos significativos para os usuários do transporte público em Jundiaí. O Sindicato dos Trabalhadores informou que enviará um comunicado oficial sobre a greve à Prefeitura de Jundiaí, a empresa operadora e ao Ministério do Trabalho.
Posicionamento da Prefeitura
Até o momento da conclusão dessa matéria, a Prefeitura de Jundiaí não se pronunciou oficialmente sobre a greve anunciada. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a autorização para uma nova concessão do transporte público, e revogou a lei que garante o subsídio ao transporte na cidade, o que gerou discussões sobre o aumento da tarifa publica para R$ 7,76, entre tanto a revogação do subsídio não impactará o atual contrato emergencial firmado em junho deste ano, mas ainda é provável que ocorra algum reajuste na tarifa em 2025 devido a redução de orçamento destinado ao subsídio aprovada pelo atual governo de Luiz Fernando Machado.
Atualizações
A população de Jundiaí deve ficar atenta nos próximos dias pois novas atualizações da paralisação serão publicadas.
Os horários de ônibus de Jundiaí estão disponíveis em nosso site.