Conheça o Trem Intercidades entre Campinas, São Paulo e Jundiaí

Conheça o Trem Intercidades entre Campinas, São Paulo e Jundiaí

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O Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, está previsto para iniciar operações em 2035, marcando a estreia do primeiro trem de média velocidade do Brasil e prometendo transformar o transporte entre as duas cidades. TIC – São [...]

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O Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, está previsto para iniciar operações em 2035, marcando a estreia do primeiro trem de média velocidade do Brasil e prometendo transformar o transporte entre as duas cidades.

Após mais de uma década de espera, o projeto do Trem Intercidades teve seu pontapé inicial em março, quando o consórcio (TIC Trens S.A.) formado por um grupo chinês e uma empresa brasileira venceu o leilão para construir e operar a linha. O trajeto, que contará com uma parada em Jundiaí, terá 101 km e será percorrido em apenas 64 minutos, com o trem atingindo velocidades de até 140 km/h.

Além do TIC, o projeto abrange o Trem Intermunicipal (TIM), que vai operar entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O TIM terá 44 km de extensão, e o percurso será feito em 33 minutos, com uma velocidade máxima de 80 km/h.

A concessão também inclui a modernização da Linha 7-Rubi, que passará por uma revitalização completa para receber os novos trens. A linha que atualmente compõe o serviço 710 da CPTM, terá seu ponto de partida em São Paulo alterado passando a partir da estação Barra Funda.

Diagrama das linhas – Fonte: Governo do Estado de SP

As obras das linhas do TIC e do TIM estão previstas para começar em maio de 2026. Guilherme Martins, presidente da TIC Trens, revelou que as estações serão modernizadas para acomodar os trens de média velocidade, e que a via permanente será completamente revitalizada, transformando a Linha 7 em uma linha praticamente nova.

Serão 15 trens de 10 carros para o TIC e 7 trens de 8 carros para o TIM, com configurações distintas e modernas. Segundo Martins, os trens do TIC oferecerão um conforto diferenciado, com espaços para bicicletas, malas, ar-condicionado e até um vagão-restaurante. “O trem terá uma cabine como se fosse de avião, oferecendo uma experiência de viagem única”, afirmou.

Embora uma proposta inicial tenha sugerido trens de dois andares, Martins explicou que, por questões de infraestrutura, a tendência é que os trens tenham apenas um andar. “Para trens de dois níveis, seriam necessários túneis e vias preparados para isso. Não descartamos a possibilidade, mas a estratégia atual é de um único pavimento.”

Os trens do TIM e da Linha 7 serão parecidos com os trens atuais em operação pela CPTM, com característica de trem urbano.

Possível novo trem do TIC da fabricante chinesa CRRC (Divulgação)

Além das linhas ferroviárias, o TIC Trens também planeja construir edifícios garagem nas proximidades das estações, facilitando o acesso dos passageiros que desejam deixar seus carros. A tarifa máxima do TIC deve ser de R$ 64, com possibilidade de valores menores, dependendo da demanda e das políticas de preços adotadas.

Com a promessa de reduzir o tempo de viagem e oferecer um transporte moderno e eficiente, o TIC e o TIM representam um avanço significativo na mobilidade urbana e na integração das cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas

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