Jundiaí-SP, além do trem intercidades a cidade terá 17 obras (intervenções) ao longo da ferrovia, dessas 3 são passarelas para travessia de pedestres.
Novas Passarelas
Jundiaí receberá uma série de melhorias na mobilidade urbana com a construção de três novas passarelas como parte do projeto do Trem Intercidades. As obras têm como objetivo garantir segurança aos pedestres e facilitar o acesso aos dois lados da ferrovia. Saiba mais sobre as passarelas que serão construídas na Vila Graff, na estaçãozinha da CIA Paulista e na Avenida Itatiba.
Passarela da Vila Graff
A primeira passarela será construída na Vila Graff, uma região que há tempos demanda melhorias no cruzamento da linha férrea no final da rua Vetuno Romancini . A nova passarela vai oferecer uma travessia segura sobre os trilhos, ligando a Vila Graff ao região Central (Avenida União dos Ferroviários, altura do Hospital Paulo Sacramento) separados pela linha férrea e melhorando significativamente o dia a dia dos pedestres que precisam transitar entre essas áreas. A obra é vista como essencial para reduzir riscos e acidentes, visto que o entorno do leito da ferrovia será murado. Também será construída uma nova ponte de pedestres sobre o Rio Jundiaí na Avenida Antônio Frederico Ozanam, para acesso da Vila Graff a Ponte São João.
Passarela da Estaçãozinha da CIA Paulista
A segunda passarela será localizada na área da antiga estaçãozinha da CIA Paulista, um ponto histórico da cidade que será revitalizado para servir como centro cultural. Segundo o DNIT a proposta é de transformar o espaço em um centro cultural, com restaurante, bar temático, auditório para 40 pessoas, camarim, área para músicos, além de loja de artesanato voltada para produtos de Jundiaí e artigos ferroviários.
Passarela na Avenida Itatiba
Por fim, a terceira passarela será construída no final da Avenida Itatiba, ao lado da entrada do Poupatempo. Esta passarela vai facilitar o acesso à área comercial da Vila Rio Branco e aos serviços públicos localizados no Complexo Fepasa ou Expressa, oferecendo segurança aos pedestres que circulam diariamente por essa região.
Essas três novas passarelas são parte fundamental do projeto do Trem Intercidades, que promete revolucionar o transporte na região Metropolitana de Jundiaí. As obras vão não apenas melhorar a segurança dos pedestres, mas também garantir que a linha férrea não seja uma barreira intransponível no meio urbano de Jundiaí, contribuindo também para o desenvolvimento urbano e para a qualidade de vida dos moradores.
Fonte: DataRoom Trem Intercidades