Jundiaí Implantará Primeira Faixa Preferencial Para Ônibus

Jundiaí Implantará Primeira Faixa Preferencial Para Ônibus

Compartilhe:

Visando dar prioridade ao transporte coletivo, a partir de 23 de janeiro, Jundiaí implementará sua primeira faixa de ônibus preferencial nas ruas Rangel Pestana e Doutor Torres Neves. Faixa Preferencial O corredor na Rua Rangel Pestana abrangerá uma extensão de [...]

Leia a Matéria Completa

Visando dar prioridade ao transporte coletivo, a partir de 23 de janeiro, Jundiaí implementará sua primeira faixa de ônibus preferencial nas ruas Rangel Pestana e Doutor Torres Neves.

Faixa Preferencial

O corredor na Rua Rangel Pestana abrangerá uma extensão de 1.500 metros, começando no cruzamento com a Rua Benjamin Constant e terminando no cruzamento com a Rua Secundino Veiga. Além disso, a Rua Dr. Torres Neves, também contará com um trecho de faixa preferencial de 150 metros de extensão entre a Rua Marechal Deodoro da Fonsceca e Rua Rangel Pestana.

Um levantamento realizado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) revelou que diariamente são realizadas mais de 1.000 viagens de ônibus nas linhas que percorrem a Rua Rangel Pestana, transportando aproximadamente 17.000 passageiros. Ainda circulam mais de 340 viagens intermunicipais. Vale destacar que as mais de 150 vagas de estacionamento ao longo da extensão do corredor da Rua Rangel Pestana e Doutor Torres Neves permanecerão inalteradas.

Linhas Beneficiadas Pela Faixa Preferencial

  • 512 – Terminal Vila Arens – Vila Aparecida
  • 514 – Terminal Vila Arens – Vila Nambi
  • 702 – Terminal Vila Arens – Mato Dentro
  • 703 – Terminal Vila Arens – Rio Acima
  • 704 – Terminal Vila Arens – Jardim Tarumã
  • 705 – Terminal Vila Arens – Jundiaí Mirim
  • 715 – Terminal Vila Arens – Terminal Colônia – via Jardim São Camilo
  • 907 – Terminal Vila Arens – Terminal Hortolândia
  • 913 – Terminal Vila Arens – Terminal Central
  • 917 – Terminal Vila Arens – Terminal Hortolândia
  • 951 – Terminal Colônia – Terminal Vila Arens
  • 953 – Terminal Colônia – Terminal Central
  • 101 – Várzea Pta. – Vila Popular
  • 102 – Várzea Pta. – Jardim Felicidade / Jardim Promeca / Chácaras São Guido
  • 103 – Várzea Pta. – Jardim Paulista
  • 104 – Várzea Pta. – Jardim Mirante
  • 105 – Várzea Pta. – Vila Indaiá
  • 106 – Várzea Pta. – Jardim Bertioga
  • 106B – Várzea Pta. – Jardim Bertioga / Jardim Bahia
  • 107 – Várzea Pta. – Cidade Nova II
  • 108 – Várzea Pta. – Jardim América
  • 109 – Várzea Pta. – Jardim América IV
  • 201 – Campo Limpo Pta. – via Jardim Santa Lúcia
  • 202 – Campo Limpo Pta. – via Avenida Dom Pedro I
  • 203 – Campo Limpo Pta. – via Marginal do Rio Jundiaí
  • 601 – Franco da Rocha

Operação

As faixas terão os horários de operação de segunda a sexta-feira, das 06h às 08h30 e das 16h30 às 19h00, com uma velocidade máxima permitida de 40 km/h. É importante ressaltar que as faixas são preferenciais, não exclusivas. A redução na velocidade busca garantir segurança e otimizar o fluxo de ônibus na via preferencial.

Alteração Ponto do “Bom Prato”

O ponto de ônibus da Rua Rangel Pestana localizado em frente ao restaurante popular Bom Prato será desativado, e as linhas com paradas no local serão realocadas.

A linha 953 Terminal Colônia – Terminal Central será deslocada para o ponto na saída do Jardim do Museu Solar do Barão, na própria Rangel Pestana, 95.

Linha 953 – Deslocada para o ponto “Solar do Barão”

As linhas 512 – Vila Aparecida, 715 – Jardim São Camilo e 917 – Terminal Hortolândia, serão deslocadas para a Rua Doutor Torres Neves, 460, ao lado do estacionamento.

No ponto de desembarque da Rua Doutor Torres Neves, não haverá alterações.

Linhas 512, 715 e 917 deslocadas para Rua Doutor Torres Neves (Estacionamento muro amarelo)

O que é uma faixa preferencial para o transporte coletivo?

  • As faixas preferenciais para ônibus são espaços designados para o tráfego prioritário de ônibus, mas não exclusivo. Outros veículos podem utilizar essas faixas, embora os ônibus tenham preferência e, muitas vezes, vantagens operacionais, como limites de velocidade mais elevados ou prioridade em semáforos.
  • Geralmente, essas faixas têm regras mais flexíveis quanto à entrada de outros veículos, por isso não existe autuação para os veículos que não sejam ônibus e transitam por essa faixa.
Sinalização de faixa preferencial

A aplicação dessa solução pode ser vista por diversas cidades brasileiras, como grandes capitais, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de cidades de porte grande e médio, como por exemplo, Sorocaba, Campinas, Guarulhos e São José dos Campos.

Horários de Ônibus:

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Publicidade:

Deixe uma resposta