CPTM e TIC Trens iniciam treinamentos para transição de operação da Linha 7-Rubi

CPTM e TIC Trens iniciam treinamentos para transição de operação da Linha 7-Rubi

Compartilhe:

A nova concessionária da Linha 7-Rubi e a CPTM iniciaram no último domingo (28) o processo de treinamentos para transição da operação da estatal paulista para a nova operadora privada.

Com a concessão da linha 7 para a iniciativa privada, a nova concessionária TIC Trens-S/A assumirá a operação da linha que liga Jundiaí a São Paulo, além do novo serviços TIM o trem intermetropolitano que ligará Jundiaí a Campinas passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos, além do TIC o trem intercidades que ligará Campinas, Jundiaí e São Paulo com serviço expresso de média velocidade, saiba mais.

Em menos de um ano está previsto para que a TIC Trens assuma a operação da Linha 7 Rubi, assim o Serviço 710 que é a união das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa será descontinuado. A partir desse momento, os trens da Linha 7-Rubi circularão exclusivamente entre Jundiaí e Barra Funda, deixando de atender a Estação da Luz, onde há integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô.

Os usuários que antes utilizavam o trajeto direto até a estação da Luz deverão realizar baldeação na estação Barra Funda e utilizar as linhas 3-Vermelha e 11-Coral para acessar conexões com diversos outros ramais da rede metroferroviária.

Ainda em 2026 está previsto o inicio da operação da nova linha 6-Laranja do metrô, que fará integração com a linha 7-Rubi na estação Água Branca. O novo ramal oferecerá uma nova opção de deslocamentos conectando o bairro da Brasilândia na Zona Norte a estação São Joaquim na Zona Sul.

Enquanto a descontinuidade do Serviço 710 impacta os atuais usuários, a boa notícia é a introdução de novos serviços.

A partir de 2029, o Trem Intermetropolitano (TIM) começará a operar, ligando Jundiaí a Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Entre 2031 e 2035, será a vez do Trem Intercidades (TIC), oferecendo viagens diretas entre Barra Funda e Campinas, com parada apenas em Jundiaí, prometendo mais agilidade para quem precisa transitar entre as três regiões metropolitanas

Nesse período de transição, a nova concessionária realizará obras de infraestrutura essenciais, contando com o suporte das operadoras ferroviárias MRS e Rumo para viabilizar a ampliação das novas vias para os trens de carga permitindo a implementação dos novos serviços de passageiros.

Fonte: Site Metrô CPTM

Publicidade:

Deixe uma resposta