Conheça as propostas de mobilidade urbana disponíveis no plano de governo dos 05 candidatos a prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024
Todo conteúdo abaixo foi retirado na integra (sem edições) do plano de governo de cada candidato e está organizado por ordem alfabética.
O objetivo deste conteúdo é agrupar todas as propostas da área de mobilidade urbana dos 05 candidatos a prefeitura de Jundiaí, auxiliando nosso leitor em sua escolha.
Gustavo Martinelli – União Brasil
PROPOSTAS PARA FORTALECIMENTO DO URBANISMO, MOBILIDADE E
INFRAESTRUTURA
FORTALECER E TORNAR PARTICIPATIVA E INOVADORA A GESTÃO DA
MOBILIDADE, URBANISMO E INFRAESTRUTURA
- Criar a Unidade de Pesquisa, Projeto e Planejamento de Jundiaí;
- Desenvolver como finalidade principal, os planos e projetos urbanísticos e de Mobilidade para o município (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, Planos de Bairros, Projetos e Diretrizes Viárias, Plano de Arborização, etc);
- Incentivar as políticas públicas através de PPP’s (Parceria Público Privada), convênios e concursos públicos;
- Viabilizar a implantação do projeto “Participe e Projete seu Bairro”, através da consolidação de um convênio entre técnicos, Engenheiros, Arquitetos e Urbanistas de cada bairro com o poder público, para um diagnóstico das demandas por projetos específicos, para que o poder público possa estabelecer as prioridades;
- Desenvolver o sentimento de pertencimento e a efetiva participação da população, em cada bairro e no desenho da cidade, através de atividades de formação social como seminários e oficinas, o que possibilitam uma leitura mais assertiva do espaço público e maior engajamento da sociedade nos compromissos e estratégias adotadas;
- Implantar a Central de Monitoramento da Mobilidade para: monitorar o tráfego em tempo real; ajuste de tempos de acordo com a demanda; economizar o tempo de percurso; otimizar o trânsito para tornar a cidade mais inteligente e sustentável, com o incentivo ao uso de bicicletas e transporte público; promover um fluxo mais eficiente e coletar dados que auxiliem no planejamento urbano.
MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO
- Implementar um transporte público mais eficiente, que promova a inclusão social e que seja sustentável economicamente e ambientalmente;
- Diminuir o intervalo entre viagens;
- Estudar a implantação de outros modais e integrá-los;
- Buscar a integração com os transportes intermunicipais;
- Apoiar a elaboração de uma pesquisa de origem e destino, a fim de reorganizar as linhas de ônibus e principais trajetos;
- Estudar a criação do bilhete único mensal com uso sem limites por pessoa, com diferencial de preços para usos fora do horário de picos;
- Implantar prioridades de circulação para o transporte público através de obras físicas e/ou de sinalização;
- Vincular a remuneração do contrato de concessão com os indicadores de qualidade de forma a aumentar a pontualidade, a regularidade, o conforto, a qualidade nos serviços prestados e a limpeza, entre outras prioridades;
- Melhorar o perfil dos ônibus para garantir maior conforto e acessibilidade universal;
- Revitalizar e ampliar o número de abrigos através de PPP ́s, utilização publicitária, entre outras medidas;
- Efetivar parcerias público privada com o objetivo de implantar abrigos iluminados e modernizados com sistema de interfonia, interligado a uma central para que os munícipes, principalmente em períodos noturnos, possam estar mais seguros;
- Estudar a aplicação da tarifa de R$ 1,00 (um real) em todos os domingos;
- Garantir que os recursos que Jundiaí irá receber do Governo Federal (via PAC Seleções) sejam investidos nas obras de construção do Terminal Novo Horizonte, além da revitalização e modernização dos terminais urbanos já existentes e a construção de abrigos adequados ao fluxo de passageiros;
- Implantar o Terminal de ônibus no Vetor Oeste;
- Estudar a implantação de estações de transferência;
- Tratar os pontos de gargalos (pontos críticos) e estreitar as tratativas com o governo estadual, alinhando estratégias e prioridades;
- Desenvolver aplicativo eficiente que disponibilize informações e dados, possibilitando avaliação dos usuários quanto ao serviço prestado.
ESTIMULAR A MOBILIDADE ATIVA (A PÉ E DE BICICLETA)
- Avaliar opções para ampliar a Rede Cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas);
- Estudar a criação de conexões dos trechos da Rede Cicloviária já implantada;
- Considerar a implantação de estacionamento de bicicletas (nos paraciclos nos terminais, nas escolas e em outros pontos que sejam necessários);
- Melhorar as condições de caminhabilidade priorizando a segurança viária, o conforto, a boa conservação, a iluminação, a segurança pública, a continuidade, a conectividade, a atratividade e a acessibilidade universal;
- Desenvolver um trabalho multidisciplinar de respeito e prioridade do pedestre;
- Promover integração com o transporte público
DESESTIMULAR O TRANSPORTE INDIVIDUAL:
- Desenvolver novas centralidades;
- Apoiar a proximidade entre residências e locais de trabalho, serviços públicos, instituições de ensino e áreas de lazer, reduzindo a necessidade de deslocamentos;
- Promover o uso residencial e comercial ao longo dos eixos principais, incluindo os terminais de transporte, por meio da adaptação de parâmetros construtivos e requisitos de estacionamento.
REVITALIZAR O PROGRAMA DE SEGURANÇA VIÁRIA:
- Promover ações de Educação para o Trânsito, através de parcerias com a rede de educação municipal, estadual e particular;
- Promover a capacitação contínua dos profissionais designados à fiscalização de trânsito e prevenção de acidentes;
- Planejar e executar obras viárias para desafogar o trânsito de veículos;
- Dar continuidade ao prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanam.
O plano de governo completo está disponível clicando aqui.
José Antonio Parimoschi – PL
TRANSPORTE PÚLICO E MOBILIDADE
- Nova Concessão do Transporte Público Coletivo – aumentar a Frota 0 km e os horários de ônibus, inclusive com a diversificação da frota, incluindo veículos menores para circular fora dos horários de pico. Ampliar o percentual de veículos com ar condicionado e tecnologia embarcada como wi-fi e câmera de monitoramento para segurança.
- Nova estrutura do transporte coletivo – reformar e modernizar os Terminais Urbanos, com foco em maior qualidade, segurança, acessibilidade e comunicação com os usuários. Construção do Terminal Novo Horizonte dentro das melhores práticas de sustentabilidade, dinamizando o transporte na região. Implantação de novos abrigos e pontos de ônibus, com tecnologia de informação para o usuário, acessibilidade e painéis solares.
- Ampliar as faixas preferenciais para o sistema de transporte público coletivo – reduzir o tempo de deslocamento, oferecendo maior conforto aos passageiros.
- Integração do Transporte Urbano entre municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) nos limites territoriais – permitir ao usuário a troca de ônibus entre os municípios sem a cobrança da segunda tarifa, acompanhando os fluxos de mobilidade das cidades da RMJ com a implantação do Trem Intercidades – TIC e do Trem Intermetropolitano – TIM.
- Estacionamento Inteligente / Rotativo – implantar sensores nas vagas de estacionamento rotativo, que permitirá por meio de aplicativo, a visualização em tempo real de quais vagas estão livres, além de ampliação do número de vagas e novas tecnologias e formas de pagamentos (PIX, débito/crédito), facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços e comércios locais.
- Implantar Semáforos Inteligentes – otimizar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, reduzindo congestionamentos e melhorando a segurança viária.
- Câmeras de monitoramento de tráfego – acompanhar em tempo real o fluxo nas vias e possibilitar intervenções rápidas em casos de congestionamento ou sinistros.
- Painel de Mensagem Variável (PMV) – ampliar os PMVs nas principais avenidas, visando comunicação mais rápida com os usuários da via.
- Mobilidade Ativa para Pedestres – promoção da acessibilidade e caminhabilidade com a ampliação das larguras das calçadas, travessias elevadas e implantação de rampas de acessibilidade.
- Mobilidade Ativa para Bicicletas – promover ampliação superior a 30 Km da malha cicloviária, com construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e integração e manutenção das ciclovias existentes para uma maior eficiência.
- Intervenções viárias – realizar obras de pequeno e grande porte visando a melhoria da fluidez do trânsito, da mobilidade e do acesso aos bairros:
- Prolongamento da Av. União dos Ferroviários (Jundiaí) até a Av. Ipiranga (Várzea Paulista);
- Construção de viaduto ligando a Rua Oswaldo Cruz com o Viaduto Sperandio Pelliciari (Vila Arens);
- Ligação da Rua Cica com a Travessa Mazzalli (Vila Rami);
- Ligação da Rua Ten. José Palermo com a Av. dos Imigrantes (Jd. Tamoio);
- Abertura de via e ampliação de faixas na R. Barão de Teffé com a Av. Manoela Lacerda de Vergueiro (Anhangabaú);
- Ligação da Av. dos Imigrantes x Av. Américo Bruno (Jd. Santana);
- Criação de faixa de rolamento na Av. Antonio Frederico Ozanam, melhorando a saída do bairro pela Rua Ângelo Corradini (Vl. Nambi);
- Criação de marginal municipal ao lado da Rodovia Dom Gabriel sentido Itu (Bairro Medeiros);
- Transposição sobre a via férrea ligando os bairros – Viaduto Corrupira (Vista Alegre/Santa Rosa);
- Execução de grande rotatória no entroncamento das avenidas Caetano Gornati x Av. Pedro Clarismundo Fornari (Engordadouro);
- Transposições da Rodovia Anhanguera (SP-330) – parceria com o Governo do Estado e CCR/AutoBAn;
- Requalificação da Av. Reynaldo Porcari (Bairro Medeiros);
- Duplicação da Av. Luiz Zorzetti (Ponte São João);
- Requalificação da Av. Beta (Distrito Industrial);
- Pavimentação e Drenagem da Av. Antônio F. Ozanam – túnel, pontes e canalização de trecho – (Hortolândia) (SDR-SP);
- Implantar Avenida Marginal da Ferrovia (Bairro Currupira).
O plano completo está disponível clicando aqui.
Professor Higor Codarin – PSOL
MOBILIDADE
- Implementar a tarifa zero para o transporte público como medida central para garantir a acessibilidade e a equidade no deslocamento dos cidadãos. A tarifa zero contribuirá para a inclusão social, permitindo que todos os moradores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, possam se deslocar livremente sem a barreira econômica do transporte.
- Investir na modernização e expansão da rede de transporte público, aumentando a frequência e a cobertura das linhas. A ampliação do serviço deverá atender de forma eficiente todas as áreas da cidade, incluindo bairros periféricos e regiões com menor acesso.
- Melhorar a integração entre diferentes modos de transporte, como ônibus, trem e bicicletas compartilhadas, para garantir uma rede coesa e eficiente. Criar um sistema de mobilidade que permita transbordos fáceis e rápidos entre diferentes meios de transporte, facilitando o deslocamento dos trabalhadores e residentes.
- Implementação de faixas exclusivas de ônibus nas vias públicas.
- Expandir e melhorar a infraestrutura para ciclovias e áreas para pedestres.
- Incentivar o uso de bicicletas e a mobilidade a pé com rotas seguras e com acessibilidade.
- Implementar o plano cicloviário existente no plano diretor.
- Instalar bicicletários seguros nos terminais de ônibus.
- Desenvolver um planejamento urbano que priorize a mobilidade sustentável e a acessibilidade. Garantir que os novos projetos urbanísticos e de infraestrutura considerem a integração com o transporte público e ofereçam alternativas de deslocamento que atendam a todos os cidadãos.
- Implementar ferramentas de transparência e prestação de contas para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e a execução das políticas. Garantir acesso público a informações sobre projetos e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento urbano e ao mercado de trabalho.
- Adquirir veículos de transporte público equipados com rampas e espaços para cadeiras de rodas.
- Implementar sistemas de aviso em braille e audiodescrição para deficientes visuais.
- Garantir que todas as linhas de transporte sejam integradas e que pontos de transferência sejam acessíveis.
- Construir rampas de acesso em todas as calçadas e criar pisos táteis e sinalização em braille para deficientes visuais em áreas de alto tráfego.
- Adaptar cruzamentos com semáforos sonoros e botões de acessibilidade, e garantir que todas as faixas de pedestres estejam acessíveis para cadeirantes.
- Investir em tecnologias assistivas, como aplicativos de navegação específicos para deficientes visuais, que forneçam informações sobre rotas e pontos de interesse acessíveis.
- Implementar sensores em pontos críticos que forneçam alertas sonoros e visuais para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências.
- Treinar motoristas e funcionários de transporte público para melhor atender e interagir com pessoas com deficiências.
- Realizar auditorias regulares de acessibilidade para identificar e corrigir problemas nas infraestruturas existentes.
- Ter profissionais capacitados em todos os terminais para auxiliar cadeirantes e deficientes visuais , bem como outras e quaisquer deficiências que necessitem de auxílio para acessar o transporte coletivo.
O plano de governo completo está disponível clicando aqui.
Ricardo Bocalon – PSB
EIXO MOBILIDADE URBANA
Mobilidade Urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas e dos bens, pelas vias públicas da cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e qualquer tipo de veículo fazem parte das soluções de mobilidade. Mobilidade significa facilidade para se mover. Portanto, a ideia de mobilidade urbana supera os conceitos tradicionais de transporte e infraestrutura viária. Nosso governo trará uma abordagem inovadora nessa área.
Dentro das ideias ainda vigentes no aspecto de transportes e infraestrutura viária, predominam os comportamentos específicos e herméticos entre os especialistas em transportes e trânsito, abordagens que não mais atendem às necessidades atuais da coletividade. Dessa forma, os técnicos em transportes preocupam-se principalmente em elaborar projetos voltados para o transporte coletivo. Por sua vez, técnicos em trânsito direcionam seus esforços em melhoria da fluidez, e como o crescimento do número de automóveis sem um aumento correspondente na infraestrutura viária tem levado à restrição da circulação de carros, caminhões e ônibus fretados.
O planejamento urbano deve considerar a infraestrutura disponível nas regiões, sob pena de afastar das áreas centrais a população mais volumosa e de recursos limitados. Com isso, o cidadão de menor poder aquisitivo residirá no extremo da periferia e necessitará de maior deslocamento para atender suas necessidades. O nosso governo criará novos polos de desenvolvimento econômico de modo a gerar emprego e renda nos bairros mais periféricos.
As políticas públicas de transporte, de trânsito e de uso e ocupação do solo devem ser
elaboradas de maneira conjunta e harmoniosa. Dessa forma, parece possível que
urbanistas, técnicos em transportes, em trânsito e legisladores, apliquem o conceito na
administração pública e na revisão do Plano Diretor, de modo a diminuir o número de
deslocamentos, aproveitando o surgimento do trabalho remoto, proporcionando ao
munícipe o acesso amplo e democrático ao espaço urbano. Desenvolveremos micro
urbanizações aplicando o Estatuto das Cidades e o das Metrópoles, ocupando os vazios
urbanos nos bairros consolidados.
Um passo importante nessa direção é a revitalização de diversas áreas na região do centro expandido e a aplicação da lei no que se refere à função social da propriedade, permitindo abrigar unidades residenciais multifamiliares. Outro passo é implantar moradias populares em todas as regiões em torno de novos polos de desenvolvimento comercial, industrial e de serviços que devem ser incentivados e criados. Por último, a mobilidade urbana não pode prescindir de uma política que desestimule o uso de veículos particulares e de um que qualifique, cada vez mais, o transporte coletivo, o que passa, obviamente, pela ampliação do sistema, pelo conforto e renovação permanente das frotas.
Aprimoraremos o transporte público no Município com melhorias nos itinerários e horários, criação de linhas rápidas, manutenção e limpeza da frota, aquisição de veículos novos e climatizados. Estudaremos a implementação de uma tarifa justa para o transporte público.
As cidades brasileiras, em sua grande maioria, foram pensadas para circularem os automóveis, os ônibus e os caminhões, excluindo o “Locus”, o pedestre.
O crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras tem dificultado a vida do
cidadão que nelas moram e por elas caminham. A cidade de Jundiaí enfrenta desafios
significativos em termos de mobilidade urbana, incluindo o crescimento desordenado da
cidade, a falta de infraestrutura viária e a priorização do transporte individual em detrimento
do transporte coletivo. Isso tem levado a congestionamentos, poluição e dificuldades para
os pedestres e ciclistas. Pensando assim:
- Vamos construir de 40 a 60 km de ciclovias, o que representará um enorme passo para tornar a nossa cidade “mais inclusiva”.
- Vamos convidar um grupo de trabalho, formado por engenheiros e por arquitetos, para a discussão sobre a melhor forma construtiva de ciclovias.
- Discutiremos também, com esse grupo de trabalho, um projeto de ciclofaixa e de ciclorrota.
- Incentivar o uso de bicicletas faz parte do desenvolvimento sustentável, pois moderniza o transporte individual, com um mínimo de ocupação de espaço físico.
- Usar a bicicleta também potencializa a melhora da qualidade de vida, trazendo benefício à saúde, além de ser uma modalidade de transporte econômica e não poluente.
O plano de governo completo está disponível clicando aqui.
Silas Feitosa – PRTB
INFRAESTRUTURA URBANA, MOBILIDADE E TRANSPORTE PÚBLICO
Nessa esfera do governo, o objetivo é agir para fortalecer o ordenamento urbano, a fim de evitar o crescimento desordenado da cidade, que resulta em consequências deletérias para o desenvolvimento do município, no âmbito do meio ambiente, dos serviços públicos, baixando a qualidade do atendimento à população e diminuindo a racionalidade da administração pública.
Com base nisto, o propósito do nosso governo será o de combater os problemas já causados pelas ocupações desordenadas, ocorridas em governos anteriores, reduzindo as dificuldades enfrentadas pela população. Nessa perspectiva, foram definidos os objetivos e as estratégias explicitadas abaixo:
- Universalizar a rede de água e esgoto, coleta e tratamento de resíduos sólidos.
- Revitalizar o centro de Jundiaí restaurando antigos acervos arquitetônicos da cidade e melhorando a ambiência no centro, tornando-o muito mais bonito esteticamente e atrativo. O centro da cidade será um dos cartões postais da cidade.
- Ampliar a pavimentação asfáltica para regiões que ainda necessitam do beneficio.
- Ampliar a iluminação pública e a rede de energia elétrica. Melhorar substancialmente a manutenção da iluminação pública da cidade, reduzindo custos e aumentando a qualidade da iluminação por meio de sistemas de iluminação modernos e menos custoso aos cofres públicos.
- Promover a manutenção e conservação contínua de todos os córregos e canais do município, para evitar enchentes e danos ambientais.
- Modernizar o sistema de fiscalização de postura, para dar mais segurança ao
cidadão. - Promover a excelência da estruturação urbana visando à harmonia entre o meio ambiente, os referenciais paisagísticos, os parques, as praças, o patrimônio histórico, o sistema viário, o uso e a ocupação do solo e a estética das edificações.
- Elevar a qualidade do serviço de transporte, revitalizando pontos de ônibus, reformando terminais e melhorando as condições físicas desses espaços, assegurando a população usuária do transporte público mais dignidade.
- Melhorar a fluidez do trânsito na cidade, organizando melhor o sistema viário municipal.
- Reorganizar e melhorar os sinalizadores horizontais e verticais na área central e periféricas da cidade.
- Investir em formas alternativas de transporte público, como o VLT -Veículo Leve sobre Trilhos -, conhecido como “Bondinho elétrico”. O VLT é um meio de transporte limpo e eficiente, que servirá para ligar bairros da cidade a região central.
- Construir o “Centro Internacional de Eventos”, para atrair feiras e grandes eventos para a cidade, a fim criar empregos e renda para os jundiaienses.
- Construir a “Pista de Kart” Nelson Piquet.
O plano de governo completo está disponível clicando aqui.
Fonte: Plano de governo de cada candidato disponível no site do TSE para as eleições 2024