Eleições 2024: Conheça as Propostas de Mobilidade Urbana dos Candidatos a Prefeitura de Jundiaí

Eleições 2024: Conheça as Propostas de Mobilidade Urbana dos Candidatos a Prefeitura de Jundiaí

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Conheça as propostas de mobilidade urbana disponíveis no plano de governo dos 05 candidatos a prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024 Todo conteúdo abaixo foi retirado na integra (sem edições) do plano de governo de cada candidato e está organizado [...]

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Conheça as propostas de mobilidade urbana disponíveis no plano de governo dos 05 candidatos a prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Todo conteúdo abaixo foi retirado na integra (sem edições) do plano de governo de cada candidato e está organizado por ordem alfabética.

O objetivo deste conteúdo é agrupar todas as propostas da área de mobilidade urbana dos 05 candidatos a prefeitura de Jundiaí, auxiliando nosso leitor em sua escolha.

PROPOSTAS PARA FORTALECIMENTO DO URBANISMO, MOBILIDADE E
INFRAESTRUTURA
FORTALECER E TORNAR PARTICIPATIVA E INOVADORA A GESTÃO DA
MOBILIDADE, URBANISMO E INFRAESTRUTURA
  • Criar a Unidade de Pesquisa, Projeto e Planejamento de Jundiaí;
  • Desenvolver como finalidade principal, os planos e projetos urbanísticos e de Mobilidade para o município (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, Planos de Bairros, Projetos e Diretrizes Viárias, Plano de Arborização, etc);
  • Incentivar as políticas públicas através de PPP’s (Parceria Público Privada), convênios e concursos públicos;
  • Viabilizar a implantação do projeto “Participe e Projete seu Bairro”, através da consolidação de um convênio entre técnicos, Engenheiros, Arquitetos e Urbanistas de cada bairro com o poder público, para um diagnóstico das demandas por projetos específicos, para que o poder público possa estabelecer as prioridades;
  • Desenvolver o sentimento de pertencimento e a efetiva participação da população, em cada bairro e no desenho da cidade, através de atividades de formação social como seminários e oficinas, o que possibilitam uma leitura mais assertiva do espaço público e maior engajamento da sociedade nos compromissos e estratégias adotadas;
  • Implantar a Central de Monitoramento da Mobilidade para: monitorar o tráfego em tempo real; ajuste de tempos de acordo com a demanda; economizar o tempo de percurso; otimizar o trânsito para tornar a cidade mais inteligente e sustentável, com o incentivo ao uso de bicicletas e transporte público; promover um fluxo mais eficiente e coletar dados que auxiliem no planejamento urbano.
MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO
  • Implementar um transporte público mais eficiente, que promova a inclusão social e que seja sustentável economicamente e ambientalmente;
  • Diminuir o intervalo entre viagens;
  • Estudar a implantação de outros modais e integrá-los;
  • Buscar a integração com os transportes intermunicipais;
  • Apoiar a elaboração de uma pesquisa de origem e destino, a fim de reorganizar as linhas de ônibus e principais trajetos;
  • Estudar a criação do bilhete único mensal com uso sem limites por pessoa, com diferencial de preços para usos fora do horário de picos;
  • Implantar prioridades de circulação para o transporte público através de obras físicas e/ou de sinalização;
  • Vincular a remuneração do contrato de concessão com os indicadores de qualidade de forma a aumentar a pontualidade, a regularidade, o conforto, a qualidade nos serviços prestados e a limpeza, entre outras prioridades;
  • Melhorar o perfil dos ônibus para garantir maior conforto e acessibilidade universal;
  • Revitalizar e ampliar o número de abrigos através de PPP ́s, utilização publicitária, entre outras medidas;
  • Efetivar parcerias público privada com o objetivo de implantar abrigos iluminados e modernizados com sistema de interfonia, interligado a uma central para que os munícipes, principalmente em períodos noturnos, possam estar mais seguros;
  • Estudar a aplicação da tarifa de R$ 1,00 (um real) em todos os domingos;
  • Garantir que os recursos que Jundiaí irá receber do Governo Federal (via PAC Seleções) sejam investidos nas obras de construção do Terminal Novo Horizonte, além da revitalização e modernização dos terminais urbanos já existentes e a construção de abrigos adequados ao fluxo de passageiros;
  • Implantar o Terminal de ônibus no Vetor Oeste;
  • Estudar a implantação de estações de transferência;
  • Tratar os pontos de gargalos (pontos críticos) e estreitar as tratativas com o governo estadual, alinhando estratégias e prioridades;
  • Desenvolver aplicativo eficiente que disponibilize informações e dados, possibilitando avaliação dos usuários quanto ao serviço prestado.
ESTIMULAR A MOBILIDADE ATIVA (A PÉ E DE BICICLETA)
  • Avaliar opções para ampliar a Rede Cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas);
  • Estudar a criação de conexões dos trechos da Rede Cicloviária já implantada;
  • Considerar a implantação de estacionamento de bicicletas (nos paraciclos nos terminais, nas escolas e em outros pontos que sejam necessários);
  • Melhorar as condições de caminhabilidade priorizando a segurança viária, o conforto, a boa conservação, a iluminação, a segurança pública, a continuidade, a conectividade, a atratividade e a acessibilidade universal;
  • Desenvolver um trabalho multidisciplinar de respeito e prioridade do pedestre;
  • Promover integração com o transporte público
DESESTIMULAR O TRANSPORTE INDIVIDUAL:
  • Desenvolver novas centralidades;
  • Apoiar a proximidade entre residências e locais de trabalho, serviços públicos, instituições de ensino e áreas de lazer, reduzindo a necessidade de deslocamentos;
  • Promover o uso residencial e comercial ao longo dos eixos principais, incluindo os terminais de transporte, por meio da adaptação de parâmetros construtivos e requisitos de estacionamento.
REVITALIZAR O PROGRAMA DE SEGURANÇA VIÁRIA:
  • Promover ações de Educação para o Trânsito, através de parcerias com a rede de educação municipal, estadual e particular;
  • Promover a capacitação contínua dos profissionais designados à fiscalização de trânsito e prevenção de acidentes;
  • Planejar e executar obras viárias para desafogar o trânsito de veículos;
  • Dar continuidade ao prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanam.

O plano de governo completo está disponível clicando aqui.

TRANSPORTE PÚLICO E MOBILIDADE
  • Nova Concessão do Transporte Público Coletivo – aumentar a Frota 0 km e os horários de ônibus, inclusive com a diversificação da frota, incluindo veículos menores para circular fora dos horários de pico. Ampliar o percentual de veículos com ar condicionado e tecnologia embarcada como wi-fi e câmera de monitoramento para segurança.
  • Nova estrutura do transporte coletivo – reformar e modernizar os Terminais Urbanos, com foco em maior qualidade, segurança, acessibilidade e comunicação com os usuários. Construção do Terminal Novo Horizonte dentro das melhores práticas de sustentabilidade, dinamizando o transporte na região. Implantação de novos abrigos e pontos de ônibus, com tecnologia de informação para o usuário, acessibilidade e painéis solares.
  • Ampliar as faixas preferenciais para o sistema de transporte público coletivo – reduzir o tempo de deslocamento, oferecendo maior conforto aos passageiros.
  • Integração do Transporte Urbano entre municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) nos limites territoriais – permitir ao usuário a troca de ônibus entre os municípios sem a cobrança da segunda tarifa, acompanhando os fluxos de mobilidade das cidades da RMJ com a implantação do Trem Intercidades – TIC e do Trem Intermetropolitano – TIM.
  • Estacionamento Inteligente / Rotativo – implantar sensores nas vagas de estacionamento rotativo, que permitirá por meio de aplicativo, a visualização em tempo real de quais vagas estão livres, além de ampliação do número de vagas e novas tecnologias e formas de pagamentos (PIX, débito/crédito), facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços e comércios locais.
  • Implantar Semáforos Inteligentes – otimizar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, reduzindo congestionamentos e melhorando a segurança viária.
  • Câmeras de monitoramento de tráfego – acompanhar em tempo real o fluxo nas vias e possibilitar intervenções rápidas em casos de congestionamento ou sinistros.
  • Painel de Mensagem Variável (PMV) – ampliar os PMVs nas principais avenidas, visando comunicação mais rápida com os usuários da via.
  • Mobilidade Ativa para Pedestres – promoção da acessibilidade e caminhabilidade com a ampliação das larguras das calçadas, travessias elevadas e implantação de rampas de acessibilidade.
  • Mobilidade Ativa para Bicicletas – promover ampliação superior a 30 Km da malha cicloviária, com construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e integração e manutenção das ciclovias existentes para uma maior eficiência.
  • Intervenções viárias – realizar obras de pequeno e grande porte visando a melhoria da fluidez do trânsito, da mobilidade e do acesso aos bairros:
    • Prolongamento da Av. União dos Ferroviários (Jundiaí) até a Av. Ipiranga (Várzea Paulista);
    • Construção de viaduto ligando a Rua Oswaldo Cruz com o Viaduto Sperandio Pelliciari (Vila Arens);
    • Ligação da Rua Cica com a Travessa Mazzalli (Vila Rami);
    • Ligação da Rua Ten. José Palermo com a Av. dos Imigrantes (Jd. Tamoio);
    • Abertura de via e ampliação de faixas na R. Barão de Teffé com a Av. Manoela Lacerda de Vergueiro (Anhangabaú);
    • Ligação da Av. dos Imigrantes x Av. Américo Bruno (Jd. Santana);
    • Criação de faixa de rolamento na Av. Antonio Frederico Ozanam, melhorando a saída do bairro pela Rua Ângelo Corradini (Vl. Nambi);
    • Criação de marginal municipal ao lado da Rodovia Dom Gabriel sentido Itu (Bairro Medeiros);
    • Transposição sobre a via férrea ligando os bairros – Viaduto Corrupira (Vista Alegre/Santa Rosa);
    • Execução de grande rotatória no entroncamento das avenidas Caetano Gornati x Av. Pedro Clarismundo Fornari (Engordadouro);
    • Transposições da Rodovia Anhanguera (SP-330) – parceria com o Governo do Estado e CCR/AutoBAn;
    • Requalificação da Av. Reynaldo Porcari (Bairro Medeiros);
    • Duplicação da Av. Luiz Zorzetti (Ponte São João);
    • Requalificação da Av. Beta (Distrito Industrial);
    • Pavimentação e Drenagem da Av. Antônio F. Ozanam – túnel, pontes e canalização de trecho – (Hortolândia) (SDR-SP);
    • Implantar Avenida Marginal da Ferrovia (Bairro Currupira).

O plano completo está disponível clicando aqui.

MOBILIDADE
  • Implementar a tarifa zero para o transporte público como medida central para garantir a acessibilidade e a equidade no deslocamento dos cidadãos. A tarifa zero contribuirá para a inclusão social, permitindo que todos os moradores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, possam se deslocar livremente sem a barreira econômica do transporte.
  • Investir na modernização e expansão da rede de transporte público, aumentando a frequência e a cobertura das linhas. A ampliação do serviço deverá atender de forma eficiente todas as áreas da cidade, incluindo bairros periféricos e regiões com menor acesso.
  • Melhorar a integração entre diferentes modos de transporte, como ônibus, trem e bicicletas compartilhadas, para garantir uma rede coesa e eficiente. Criar um sistema de mobilidade que permita transbordos fáceis e rápidos entre diferentes meios de transporte, facilitando o deslocamento dos trabalhadores e residentes.
  • Implementação de faixas exclusivas de ônibus nas vias públicas.
  • Expandir e melhorar a infraestrutura para ciclovias e áreas para pedestres.
  • Incentivar o uso de bicicletas e a mobilidade a pé com rotas seguras e com acessibilidade.
  • Implementar o plano cicloviário existente no plano diretor.
  • Instalar bicicletários seguros nos terminais de ônibus.
  • Desenvolver um planejamento urbano que priorize a mobilidade sustentável e a acessibilidade. Garantir que os novos projetos urbanísticos e de infraestrutura considerem a integração com o transporte público e ofereçam alternativas de deslocamento que atendam a todos os cidadãos.
  • Implementar ferramentas de transparência e prestação de contas para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e a execução das políticas. Garantir acesso público a informações sobre projetos e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento urbano e ao mercado de trabalho.
  • Adquirir veículos de transporte público equipados com rampas e espaços para cadeiras de rodas.
  • Implementar sistemas de aviso em braille e audiodescrição para deficientes visuais.
  • Garantir que todas as linhas de transporte sejam integradas e que pontos de transferência sejam acessíveis.
  • Construir rampas de acesso em todas as calçadas e criar pisos táteis e sinalização em braille para deficientes visuais em áreas de alto tráfego.
  • Adaptar cruzamentos com semáforos sonoros e botões de acessibilidade, e garantir que todas as faixas de pedestres estejam acessíveis para cadeirantes.
  • Investir em tecnologias assistivas, como aplicativos de navegação específicos para deficientes visuais, que forneçam informações sobre rotas e pontos de interesse acessíveis.
  • Implementar sensores em pontos críticos que forneçam alertas sonoros e visuais para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências.
  • Treinar motoristas e funcionários de transporte público para melhor atender e interagir com pessoas com deficiências.
  • Realizar auditorias regulares de acessibilidade para identificar e corrigir problemas nas infraestruturas existentes.
  • Ter profissionais capacitados em todos os terminais para auxiliar cadeirantes e deficientes visuais , bem como outras e quaisquer deficiências que necessitem de auxílio para acessar o transporte coletivo.

O plano de governo completo está disponível clicando aqui.

EIXO MOBILIDADE URBANA

Mobilidade Urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas e dos bens, pelas vias públicas da cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e qualquer tipo de veículo fazem parte das soluções de mobilidade. Mobilidade significa facilidade para se mover. Portanto, a ideia de mobilidade urbana supera os conceitos tradicionais de transporte e infraestrutura viária. Nosso governo trará uma abordagem inovadora nessa área.

Dentro das ideias ainda vigentes no aspecto de transportes e infraestrutura viária, predominam os comportamentos específicos e herméticos entre os especialistas em transportes e trânsito, abordagens que não mais atendem às necessidades atuais da coletividade. Dessa forma, os técnicos em transportes preocupam-se principalmente em elaborar projetos voltados para o transporte coletivo. Por sua vez, técnicos em trânsito direcionam seus esforços em melhoria da fluidez, e como o crescimento do número de automóveis sem um aumento correspondente na infraestrutura viária tem levado à restrição da circulação de carros, caminhões e ônibus fretados.

O planejamento urbano deve considerar a infraestrutura disponível nas regiões, sob pena de afastar das áreas centrais a população mais volumosa e de recursos limitados. Com isso, o cidadão de menor poder aquisitivo residirá no extremo da periferia e necessitará de maior deslocamento para atender suas necessidades. O nosso governo criará novos polos de desenvolvimento econômico de modo a gerar emprego e renda nos bairros mais periféricos.

As políticas públicas de transporte, de trânsito e de uso e ocupação do solo devem ser
elaboradas de maneira conjunta e harmoniosa. Dessa forma, parece possível que
urbanistas, técnicos em transportes, em trânsito e legisladores, apliquem o conceito na
administração pública e na revisão do Plano Diretor, de modo a diminuir o número de
deslocamentos, aproveitando o surgimento do trabalho remoto, proporcionando ao
munícipe o acesso amplo e democrático ao espaço urbano. Desenvolveremos micro
urbanizações aplicando o Estatuto das Cidades e o das Metrópoles, ocupando os vazios
urbanos nos bairros consolidados.

Um passo importante nessa direção é a revitalização de diversas áreas na região do centro expandido e a aplicação da lei no que se refere à função social da propriedade, permitindo abrigar unidades residenciais multifamiliares. Outro passo é implantar moradias populares em todas as regiões em torno de novos polos de desenvolvimento comercial, industrial e de serviços que devem ser incentivados e criados. Por último, a mobilidade urbana não pode prescindir de uma política que desestimule o uso de veículos particulares e de um que qualifique, cada vez mais, o transporte coletivo, o que passa, obviamente, pela ampliação do sistema, pelo conforto e renovação permanente das frotas.

Aprimoraremos o transporte público no Município com melhorias nos itinerários e horários, criação de linhas rápidas, manutenção e limpeza da frota, aquisição de veículos novos e climatizados. Estudaremos a implementação de uma tarifa justa para o transporte público.

As cidades brasileiras, em sua grande maioria, foram pensadas para circularem os automóveis, os ônibus e os caminhões, excluindo o “Locus”, o pedestre.

O crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras tem dificultado a vida do
cidadão que nelas moram e por elas caminham. A cidade de Jundiaí enfrenta desafios
significativos em termos de mobilidade urbana, incluindo o crescimento desordenado da
cidade, a falta de infraestrutura viária e a priorização do transporte individual em detrimento
do transporte coletivo. Isso tem levado a congestionamentos, poluição e dificuldades para
os pedestres e ciclistas. Pensando assim:

  • Vamos construir de 40 a 60 km de ciclovias, o que representará um enorme passo para tornar a nossa cidade “mais inclusiva”.
  • Vamos convidar um grupo de trabalho, formado por engenheiros e por arquitetos, para a discussão sobre a melhor forma construtiva de ciclovias.
  • Discutiremos também, com esse grupo de trabalho, um projeto de ciclofaixa e de ciclorrota.
  • Incentivar o uso de bicicletas faz parte do desenvolvimento sustentável, pois moderniza o transporte individual, com um mínimo de ocupação de espaço físico.
  • Usar a bicicleta também potencializa a melhora da qualidade de vida, trazendo benefício à saúde, além de ser uma modalidade de transporte econômica e não poluente.

O plano de governo completo está disponível clicando aqui.

INFRAESTRUTURA URBANA, MOBILIDADE E TRANSPORTE PÚBLICO

Nessa esfera do governo, o objetivo é agir para fortalecer o ordenamento urbano, a fim de evitar o crescimento desordenado da cidade, que resulta em consequências deletérias para o desenvolvimento do município, no âmbito do meio ambiente, dos serviços públicos, baixando a qualidade do atendimento à população e diminuindo a racionalidade da administração pública.

Com base nisto, o propósito do nosso governo será o de combater os problemas já causados pelas ocupações desordenadas, ocorridas em governos anteriores, reduzindo as dificuldades enfrentadas pela população. Nessa perspectiva, foram definidos os objetivos e as estratégias explicitadas abaixo:

  • Universalizar a rede de água e esgoto, coleta e tratamento de resíduos sólidos.
  • Revitalizar o centro de Jundiaí restaurando antigos acervos arquitetônicos da cidade e melhorando a ambiência no centro, tornando-o muito mais bonito esteticamente e atrativo. O centro da cidade será um dos cartões postais da cidade.
  • Ampliar a pavimentação asfáltica para regiões que ainda necessitam do beneficio.
  • Ampliar a iluminação pública e a rede de energia elétrica. Melhorar substancialmente a manutenção da iluminação pública da cidade, reduzindo custos e aumentando a qualidade da iluminação por meio de sistemas de iluminação modernos e menos custoso aos cofres públicos.
  • Promover a manutenção e conservação contínua de todos os córregos e canais do município, para evitar enchentes e danos ambientais.
  • Modernizar o sistema de fiscalização de postura, para dar mais segurança ao
    cidadão.
  • Promover a excelência da estruturação urbana visando à harmonia entre o meio ambiente, os referenciais paisagísticos, os parques, as praças, o patrimônio histórico, o sistema viário, o uso e a ocupação do solo e a estética das edificações.
  • Elevar a qualidade do serviço de transporte, revitalizando pontos de ônibus, reformando terminais e melhorando as condições físicas desses espaços, assegurando a população usuária do transporte público mais dignidade.
  • Melhorar a fluidez do trânsito na cidade, organizando melhor o sistema viário municipal.
  • Reorganizar e melhorar os sinalizadores horizontais e verticais na área central e periféricas da cidade.
  • Investir em formas alternativas de transporte público, como o VLT -Veículo Leve sobre Trilhos -, conhecido como “Bondinho elétrico”. O VLT é um meio de transporte limpo e eficiente, que servirá para ligar bairros da cidade a região central.
  • Construir o “Centro Internacional de Eventos”, para atrair feiras e grandes eventos para a cidade, a fim criar empregos e renda para os jundiaienses.
  • Construir a “Pista de Kart” Nelson Piquet.

O plano de governo completo está disponível clicando aqui.

Fonte: Plano de governo de cada candidato disponível no site do TSE para as eleições 2024

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